top of page
Invasão Árabe - Reconquista

No ano 711, um povo de influência árabe, vindo do norte de África, invadiu a Península Ibérica. Ficaram conhecidos como Muçulmanos, Árabes, Mouros ou Maometanos, que iniciaram o seu domínio na Arábia e formaram um grande Império até África. A sua religião era o Islamismo

ao longo dos anos, os Árabes implantaram na Península Ibérica os seus costumes e conhecimentos: a cultura do algodão, do arroz, dos citrinos, a produção do papel, a bússola, o astrolábio, a nora como sistema de rega,…
Na língua Portuguesa ainda hoje se encontram palavras de origem Árabe: Almirante, Algarve, algarismo, alface, …

O comandante da invasão foi Tarik, que após algumas batalhas, derrotou os Visigodos, apoderaram-se de quase toda a Península Ibérica com exceção da parte Norte, onde ficam as montanhas das Astúrias. Nestas montanhas refugiaram-se muitos Cristãos e daí iniciaram novas lutas contra os árabes

Reconquista

Os Muçulmanos tinham o controlo sobre a Península Ibérica com excepção das montanhas do norte - as Astúrias. No ano de 718, aproveitando o enfraquecimento dos Muçulmanos, os Visigodos comandados por Pélágio, venceram-nos na batalha de Covadonga. Formou-se assim o Reino Cristão das Astúrias – Reino de Leão.

A ajuda de cavaleiros cristãos do norte e do centro da Europa foi crucial – os Cruzados – formaram-se na Península Ibérica outros Reinos Cristãos: Castela Navarra e Aragão. Entre esses cavaleiros que ajudaram na reconquista, estavam Dom Raimundo e Dom Henrique de Borgonha.

Como recompensa pelas batalhas travadas contra os Mouros, D. Henrique casou com Dona Teresa, filha do Rei de Leão. Foi-lhe doado o Condado Portucalense, se se estendia entre os rios Minho e Douro.

A primeira capital do condado foi Guimarães e o seu primeiro filho foi Dom Afonso Henriques.

 D. Afonso Henriques armou-se cavaleiro em 1122, quando tinha apenas 14 anos de idade, tentando a partir daí, seguir o sonho do pai de tornar o condado independnete.

 

O reino de Leão não concordava e é ntão que se trava a Batalha de S. Mamede (1128). D. Afonso Henriques ganha a batalha e assume o controlo do Condado.

Em 1139, na Batalha de Ourique, D. Afonso Henriques derrotou um grande exército de Muçulmanos e passou a intitular-se Rei de Portugal. Foi então com o tratado de Zamora (1143), que Portugal foi considerado um país independente. A confirmação internacional veio em 1179 com a confirmação do Papa.

D. Afonso Henriques morreu em 1185 e osucessor foi o filho D. Sancho I. Este continuou a expandir o terrítorio, mas foi no reinado de D. Afonso II que se deu a conquista definitiva do Algarve em 1249.

bottom of page